Carta ao rei
Sua Alteza Real,
Tomei a liberdade de lhe escrever, a respeito do Baile da Primavera que terá lugar no próximo mês. Como sabeis, a minha filha Luísa terá idade para debutar este ano e apresentar-se para possível esposa do futuro herdeiro do reino, o seu filho Martim.
Luísa sabe escrever tão bem como contar. Maneja a espada, tão bem como a agulha de bordar. Monta a cavalo quase com tanta formosura, como dança no nosso salão de baile.
Tenho a certeza de que será não só uma boa esposa para o herdeiro do trono, mas também a sua companheira de vida e isso nos tempos que correm é também importante. Nada me deixaria mais tranquilo do que ver a minha filha feliz num casamento desejado, ou invês de um casamento forçado.
Estes dois mensageiros que lhe entregarão a minha missiva, levam consigo um retrado da minha amada filha, que poderá ver com os seus olhos, é formosa, delicada e uma mulher muito bonita. Estou certo de que concordará comigo e que aceitará a minha Luísa no Baile da Primavera, onde poderá conhecer o Príncipe Martim.
Seu amigo sincero e leal
Sir Rodrigo
ps: por gentileza dai guarida por dois dias aos meus cavaleiros, para que conheçam a esplendorosa capital do nosso reino.